A parte que falta - Literatura infantil para todos nós


 Resultado de imagem para a parte que falta pdf
SILVERSTEIN, Shel. A Parte Que Falta.Tradução: Alípio Correa de Franca Neto .Brasil: Compahia das Letrinhas, 2018. 
Vitória Santos de Souza

    No livro, Shel Silverstein, conta a história de um ser que se sentia incompleto. O livro contém poucas páginas e suas ilustrações são bem simples. O foco narrativo é em terceira pessoa e o narrador é onisciente, ele conhece toda a história! 

    Shel Silverstein  nasceu em 1930, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Em 1961, estreou com o romance Uncle Shelby’s ABZ Book, que despertou a curiosidade de um editor de livros infantis. Dois anos depois, ele lançaria sua primeira publicação para crianças, Leocádio, o leão que mandava bala. Desde então, não parou de escrever. Muitos de seus livros foram traduzidos em dezenas de países.

   Ele narra a história de um círculo incompleto que rolava cantando e vivendo aventuras procurando uma peça que o completasse, pois ele não se sentia feliz. Durante o caminho, ele tentava se encaixar várias vezes, mas nenhuma servia, até que ele encontrou uma que lhe coube perfeitamente! A princípio, ficou feliz, mas não satisfeito, pois ela o fazia rolar cada vez mais rápido, deixando para trás coisas simples que faziam parte de seu dia - como conversar com uma minhoca, sentir o aroma de uma flor, deixar com que a borboleta pousasse nele -,  mas continuava a cantar sua canção "achei a parte que faltava em mim"! Entretanto, com um pouco de dificuldade, já que agora a parte havia preenchido sua boca. Por fim, ele parou de rolar, pois se sentiu infeliz, retirou a peça que o completava e continuou a cantar ''oh, busco a parte que falta em mim, a parte que falta em mim, ai ai ô, assim eu vou, em busca da parte que falta em mim".

   Apesar de ser infantil, é um livro que te faz refletir sobre ser nossa própria felicidade, preencher de si mesmo e não deixar essa função para outras pessoas. Expressa uma história que acontece ou já aconteceu com muitas pessoas. Revela como, às vezes ficamos tão focados à procura de algo que idealizamos para nos completar que esquecemos de aproveitar tudo aquilo que acontece ao nosso redor e quando finalmente encontramos essa tal coisa somos privados pela mesma. 

Vale a pena acompanhar a leitura feita pela JoutJout - Tente não chorar!



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Alma de Pipa Avoada - em busca da felicidade e do autoconhecimento

A Ilha Perdida - Maria José Dupré