A Seleção - de Kiera Cass - Uma obra confortante, leve e reflexiva


Imagem relacionada
 Mariane Stumpf 
Kiera Cass é nascida na Carolina do Sul, Estados Unidos, em 1981. A autora se formou em Teatro Musical na Coastal Carolina University, mas optou por fazer outro curso mais tarde, se matriculando na Radford University para estudar Música. Mais uma vez, decidiu mudar de curso, dessa vez estudando Comunicação e, mais tarde, finalizou com sua faculdade de História, se formando na Radford University.
Em A Seleção, Kiera Cass leva seus leitores a conhecer America Singer, uma garota comum, satisfeita consigo mesma, que possuía uma família maravilhosa e um amor para chamar de seu. Apesar de seu status econômico e social, numa hierarquia dividida em castas, nunca foi de reclamar do modo como levava a vida. A garota nunca imaginaria que estaria no meio de mais 34 garotas disputando pelo coração de um homem que sequer conhecia, deixando para trás todos que amava, além daquele que lutava para deixar de amar.
Para qualquer outra garota, a Seleção pode ser um sonho, todas querem a chance de viver no castelo e disputar pelo coração do príncipe, ou até mesmo pela coroa, mas essas palavras não descrevem nem um pouco a realidade de America Singer. Uma menina determinada e teimosa que sabe o que quer para sua própria vida e, principalmente, o homem com quem quer se casar. Estava disposta a largar tudo pelo amor de sua vida, mas com a pressão de sua família que estava passando por dificuldades, além de querer o melhor para sua filha, e de seu namorado, que não aguentava mais ver America sujeita a uma vida de escassez “por sua causa”, acabou sendo convencida de que aquela competição que lhe causava repugna talvez fosse uma boa ideia.
No início, poderia admitir que só continuava naquele lugar por conta da recompensa que sua família receberia, mas, após conhecer melhor o príncipe, que acabou se tornando seu melhor amigo no meio de toda aquela loucura, e algumas das selecionadas, ficar já não parecia mais uma obrigação, ela agora precisava se esforçar para manter seu lugar na disputa.
Por mais que alguns pensem se tratar apenas de um romance clichê, uma simples história de princesas, "A Seleção" nos faz refletir sobre nós mesmos e também a sociedade em que vivemos. Uma obra confortante e leve de se ler, nos fazendo ansiar por mais.

CASS, Kiera. A Seleção. Tradução: Cristian Clemente. São Paulo: Seguinte, 2012.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Alma de Pipa Avoada - em busca da felicidade e do autoconhecimento

A Ilha Perdida - Maria José Dupré